Quaresma de São Rafael


Quaresma de São Rafael


Acender uma vela, se possível proporcionar uma imagem de São Rafael.Fazer o Sinal da Cruz (Pelo sinal da Santa Cruz, livre nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos “carnais e espirituais, visíveis e invisíveis, ocultos e declarados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo)


Efésios 6, 10-20 (Armadura do Cristão)

Lucas 1, 46- 55 (Magnificat)

Salmo 90 (Oração da Confiança em Deus)

Tobias 3, 2-6 (Prece de Tobit).

Tobias 3, 13-15. 20-25 (Prece de Sara).

Oração a São Rafael Arcanjo

Ofício de São Rafael

Ladainha do Arcanjo RafaelEfésios 6, 10-20 (Armadura de Deus)


10 Finalmente, fortalecei-vos na força do Senhor e de seu poder. 11 Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir as insidias do diabo. 12 Pois o nosso combate não é contra o sangue, nem contra carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. 13 Por isso deveis vestir a armadura de deus para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate.14 Portanto, podem-vos de pé e cingi os vossos rins com a verdade e revesti-vos da couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a preparação do evangelho da paz, 16empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno. 17 E tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.


18 Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo tempo no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos. 19 Orai também por mim, para que, quando eu abrir os meus lábios, me seja dado a palavra para anunciar com ousadia o mistério do evangelho, 20do qual sou o embaixador das cadeias: que eu fale ousadamente, como importa que eu fale”.23 Aos irmãos, paz, amor e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 24 A graça esteja com todos os que amam o nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.


Magnificat (Lucas 1, 46-55)


E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. (Lucas 1,46-55)


Oração à São Rafael


ArcanjoVós que sois lança e bálsamo do amor Divino, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente a Deus. Que esta ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho da caridade e do amor. Que tudo vençamos pelo amor!Ofício de São Rafael Arcanjo


Ó glorioso São Rafael Arcanjo vos que cumpristes a ordem do Senhorao auxiliar o jovem Tobias, por meio de vossa proteção e acompanhamento deste, em extrema e zelosa obediência ao Deus Altíssimo, dignai-vos a nos ajudar no percurso do caminho da salvação até Jesus Cristo, nosso único Deus e Senhor.


Ó glorioso e humilde arcanjo que assiste na presença do altíssimo, junto com São Miguel e São Gabriel e mais quatro arcanjos celestes, em constante louvor e ação de graças, levai nossas súplicas de dor,lágrimas e amor, tão como os pedidos de socorro e amparo junto à Providencia divina.dignai-vos a lançar em nós o bálsamo do amor da Santíssima Trindade, quando formos atingidos pela lança da dor e da ira maligna.


Ó venerável arcanjo cujo nome significa “Deus cura”, intercedei por nós, filhos e filhas de Deus, nas tribulações, perseguições, privaçõesmorais e espirituais, amordaçando o maligno, expulsando-o e,prendendo-o no deserto, para que não torne mais e nem possa nos afligir, com suas insidias, suas sugestões pecaminosas. Nem nos atormentar, como outrora fez a Sara. Que sintamos o gozo e a alegria da Misericórdia Divina, em nossos corações, libertando-nos em nossos relacionamentos com o próximo, conosco e com Deus.


Ó glorioso e venerável São Rafael Arcanjo, concede-nos a graça de sermos fiéis.ao Cristo e a sua amada esposa, a Santa Igreja, para que possamos todos contemplar no céu, o plano de Amor e felicidade eterna de Deus para nós, já garantido pelo sacrifício de Jesus na Cruz, a todos aqueles que nele crêem, amam, adoram e esperam com confiança. Intercedei por nós, para que possamos gozar da herança do Pai, do Amor eterno do Filho e da plenitude do derramamento do Espírito Santo, Amém.


Ó glorioso e humilde servo do Senhor que possamos por vossa intercessão obter a graça de viver a fé, a caridade e a esperança, e nunca esquecer de olhar para o nosso irmão, acolhendo e amparando os pobres de bens materiais e espiritualmente, praticando os mandamentos do senhor, fazendo jejuns e penitências, dando esmolas, orando com fervor, vivendo castidade e sendo obedientes à palavra de Deus e ao magistério da santa Igreja Católica, depósito da verdade, da fé e do Sangue de Jesus Cristo e dos santos mártires.Pedimos-vos, curai todas as nossas enfermidades do corpo, da alma e do espírito, por meio do precioso Sangue derramado através das chagas abertas de Nosso Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Bem aventurada Virgem Maria, Rainha dos Anjos. Amém


Ladainha Do Arcanjo Rafael


Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós

Senhor, tende piedade de nós


Jesus Cristo, ouvi-nos

Jesus Cristo, atendei-nos


Deus, Pai Celestial, criador dos Espíritos Celestes, tende piedade de nós;

Deus Filho, Redentor do mundo, a quem os Anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós;

Deus Espírito Santo, felicidade dos Espíritos Bem-aventurados, tende piedade de nós;

Santíssima Trindade que sois um só Deus, Glória dos Santos Anjos, tende piedade de nós;


São Rafael, Anjo da Saúde, rogai por nós;

São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do trono de Deus, rogai por nós;

São Rafael, que afastais para longe de nós os espíritos malignos, rogai por nós;

São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós;

São Rafael, que levais nossas preces ao trono de Deus, rogai por nós;
São Rafael, que curastes a cegueira de Tobit pai de Tobias, rogai por nós;

São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós;

São Rafael, consolo nas necessidades, rogai por nós;

São Rafael, que tornais felizes os vossos devotos, rogai por nós;


Jesus Cristo, felicidade dos Anjos, perdoai-nos;

Jesus Cristo, glória dos Espíritos Celestes, ouvi-nos;

Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.


Oremos: Ó Deus, que, em vossa inefável providência, fizestes São Rafael o condutor fiel de vossos filhos em suas viagens, humildemente vos imploramos que possamos ser conduzidos por ele no caminho da salvação e experimentemos seu auxílio nas doenças do corpo e da alma. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.Amém.

9 comentários:

  1. Tenho a mesma pergunta. Qual é o ofício de são Rafael?

    ResponderExcluir
  2. Bem isso eu procuro e procuro mais não acho esse ofício

    ResponderExcluir
  3. Responsório:

    Rafael, Anjo do senhor, prendeu e algemou o demônio.
    Grande é o nosso Deus, grande o seu Poder.

    O Anjo parou junto ao altar do templo.
    Tendo nas mãos um turíbulo de ouro.

    Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

    Ó Gloriosíssimo Príncipe, Rafael Arcanjo, lembra-te de nós diante do Filho de Deus aqui e em toda parte.

    ResponderExcluir
  4. Vi que tem um devocionario de Sao Rafael na livraria Loyola na internet. Custa 6 reais e alguns centavos. :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei mto dessa maneira de fazer o sinal da cruz completo. Obrigada, vou usar.

    ResponderExcluir
  6. É cadê o oficio de São Rafael Arcanjo?

    ResponderExcluir
  7. O Ofício está abaixo da "oração à São Rafael". A pessoa que foi digitar deve ter esquecido de colocar espaço antes do título "ofício de São Rafael", ele ficou na mesma linha da oração à São Rafael. Está aí, é só arrumar quando forem imprimir a Quaresma.

    Espero ter ajudado

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir