A Novena à Divina Misericórdia

A Novena à Misericórdia Divina
-->
Jesus também pediu que a Festa da Divina Misericórdia fosse precedida por uma Novena à Divina Misericórdia, a ser iniciada na Sexta-Feira Santa. Ele deu à Irmã Faustina uma intenção pela qual rezar a cada dia da Novena. Em seu diário, Irmã Faustina relata que Jesus lhe disse: 
"Em cada dia da novena, conduzirás ao meu Coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai...  Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga paixão, graças para essas almas." (Diário 1209)
obs: começa a Novena na sexta feira santa 
1o Dia – Intenção: Por toda a humanidade, principalmente pelos pecadores.


            Ó misericordioso Jesus, cujas mais sublimes prerrogativas são a misericórdia e o perdão, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que temos na Vossa infinita bondade; tomai-nos todos sob a proteção do Vosso misericordioso Coração; não desprezeis ninguém. Nós vo-lo pedimos pelo amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo na unidade da Santíssima Trindade.
            Eterno Pai, olhai com os olhos da Vossa misericórdia toda a humanidade e sobretudo os Vossos pobres filhos, cuja única esperança é o Coração do Vosso Filho Senhor Nosso, Jesus Cristo. Pelos méritos da Sua dolorosa paixão derramai sobre nós a Vossa misericórdia, afim de que glorifiquemos por todos os séculos a Vossa onipotência. Amém.
            Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

2o Dia – Intenção: Peçamos pelos sacerdotes e pelos religiosos, através dos quais desce sobre a humanidade a Divina Misericórdia.
Ó misericordioso Jesus, fonte de todo bem, aumentai a graça nas almas dos sacerdotes e religiosos, afim de que possam cumprir com decoro e com fruto seus deveres na Vossa vinha. Fazei que eles com a palavra e o com exemplo, levem todos os homens a honrar a Vossa misericórdia.
Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa misericórdia o escol daqueles que trabalham a Vossa vinha, as almas dos sacerdotes, religiosos e religiosas, que são objetos de particular amor de Vosso Filho e Senhor Nosso, Jesus Cristo. Ajudai-os com a força da Vossa bênção e concedei-lhes a Vossa luz de modo que, repletos de zelo, guiem os fiéis no caminho da salvação e lhes transmitam a Vossa misericórdia. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...


3o Dia – Intenção: Peçamos por todos os fiéis cristãos.
Ó misericordioso Jesus, Vós que espalhais sobre todos os homens as copiosas graças contidas no tesouro da Divina Misericórdia, acolhei todos os fiéis cristãos sob a proteção do Vosso misericordioso Coração e não desprezeis nenhum. Nós Vo-lo pedimos pelo amor que Vos liga ao Pai e ao Espírito Santo na unidade da santa e imperscrutável Trindade.
Eterno Pai, olhai com os olhares a Vossa misericórdia as almas dos fiéis, e pela dolorosa paixão de Vosso Filho, enviai-lhes a Vossa bênção! Fazei que não percam mais o Vosso amor e o tesouro da santa fé, mas exaltem a Vossa misericórdia junto com a assembléia dos anjos e dos santos, por toda a eternidade. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

4o Dia – Intenção: Peçamos pelos pagãos e pelos infiéis que não conhecem ainda a Divina Misericórdia.
Ó misericordioso Jesus, que sois a luz do mundo, acolhei sob a proteção do Vosso Coração misericordioso as almas dos pagãos e dos infiéis que ainda não Vos conhecem. Fazei que o raio da Vossa graça os ilumine, para que conosco, também eles exaltem as maravilhas da Vossa misericórdia por toda a eternidade.
Eterno Pai, olhai com os olhares a Vossa misericórdia as almas dos pagãos e dos infiéis que não conhecem ainda o Coração misericordioso do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Iluminai-os com a luz do Vosso Santo Evangelho, para que compreendam que felicidade seja amar-Vos e exaltem a Vossa misericórdia por toda a eternidade. Amém.
            Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

  5o Dia – Intenção: Peçamos pelos herejes e pelos cismáticos.
Ó misericordioso Jesus, Vós que sois a mesma bondade e não recusais a Vossa luz àqueles que a imploram, ponde sob a proteção do Vosso Coração misericordioso as almas dos herejes e dos cismáticos e com a luz a Vossa graça atraí-as ao grêmio da Santa Igreja, para que juntamente conosco exaltem a Vossa misericórdia por toda a eternidade.
Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa misericórdia as almas dos herejes e dos cismáticos, que com o abuso da Vossa graça perderam aquele tesouro e insistem no seu erro; não olheis a sua obstinação, mas dignai-Vos recordar o amor do Vosso Filho e sua dolorosa paixão, antes da qual Vos suplicava com tanto fervor "que todos sejam uma só coisa". Fazei que estas almas retornem ao caminho que conduz a Vós e exaltem conosco a Vossa misericórdia por toda a eternidade. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

  6o Dia – Intenção: Peçamos pelas crianças e as almas que lhes são semelhantes.
Ó misericordioso Jesus, Vós que dissestes: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de Coração", acolhei sob a proteção do Vosso misericordioso Coração as almas das crianças e as dos que, mansos e humildes, se lhes assemelham. Eles florescem diante do Trono do Pai Celeste como coroas odoríficas que rejubilam o Céu. Fazei que estas almas permaneçam salvas no Vosso Coração e exaltem a Vossa misericórdia por toda a eternidade.
Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa misericórdia os pequeninos e todas as almas mansas e humildes que são mais semelhantes ao Vosso Amado Filho e que aos pés do Vosso Trono, Vos rejubilam, ó Pai de misericórdia, com o perfume de suas virtudes. Nós vos pedimos, pela alegria que Vos proporcionam estas almas, abençoai-nos e ao mundo inteiro, para que possamos exaltar a Vossa misericórdia por toda a eternidade. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

7o Dia – Intenção: Peçamos por aqueles que adoram a Divina Misericórdia e difundem a confiança nela, tornando-se deste modo vivo reflexo do Coração Piedosíssimo de Jesus.
Ó misericordioso Jesus, o Vosso Coração cheio de compaixão, é o próprio Amor... Acolhei sob a proteção do Vosso Coração misericordioso as almas que se dedicam à propagação da Divina Misericórdia e cujas grandezas exaltam. Assisti às almas que tiram toda a força da graça divina e, unidas Convosco, nas dores e nas provações, querem levar sobre seus frágeis ombros o enorme peso dos males que afligem a humanidade inteira. Dignai-Vos cumulá-las com o dom fortaleza, da paciência e da perseverança.
Eterno Pai, olhai com os olhares da Vossa misericórdia as almas daqueles que com zelo particular adoram a Vossa infinita misericórdia, que com palavras e obras glorificam e imitam, sendo misericordiosos para com seus irmãos; concedei, Vos pedimos, a estas almas que cheias de esperança, se voltam para Vós, a graça sempre maior da Vossa misericórdia, consoante a Vossa promessa de “protegê-los em toda a parte, como Vossa própria glória, sempre e particularmente na hora da morte". Amém.
            Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

8o Dia – Intenção: Peçamos pelas almas do Purgatório para que a torrente do Sangue de Jesus mitigue seus sofrimentos e os abrevie.
Ó misericordioso Jesus, que dissestes: "Sede misericordiosos, como é misericordioso  o meu Pai", ponte sob a proteção do Vosso misericordioso Coração as almas do purgatório! Possam as torrentes do Sangue e da Água, que correm do Vosso misericordioso Coração, apagar a chamas do purgatório, para que até lá seja louvada a infinita potência de Vossa misericórdia.
Eterno pai, olhai com os olhares da Vossa misericórdia as pobres almas do purgatório; pela dolorosa paixão de Nosso Salvador e pela amargura que naquela hora encheu o seu Santíssimo Coração, demonstrai a Vossa misericórdia àqueles que se constrangem sob Vossa justa cólera. Olhai, Vos pedimos, estas almas somente através das feridas do Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em que a misericórdia supera a justiça. Amém.
            Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

9o Dia – Intenção: Peçamos pelas almas tíbias que causaram tantas penas a Nosso Senhor no jardim do Getsêmani.
Ó misericordioso Jesus, que sois a bondade mesma, acolhei sob a proteção do Vosso misericordioso Coração todas as almas tíbias, que semelhantes a cadáveres corrompidos, Vos encheram de horror no Getsêmani. Derretei o gelo destas almas com o fogo do Vosso amor, para que possam elas exaltar a Vossa infinita misericórdia por toda a eternidade.
Eterno Pai, olhai com os olhos da Vossa misericórdia as almas tíbias, que no jardim de Getsêmani arrancaram ao piedosíssimo Coração do Vosso Filho a dolorosa súplica: "Afastai de mim este cálice." Pela amarga paixão de Vosso dileto Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e pela Sua agonia na cruz, Vos pedimos que as inflameis de novo zelo pela Vossa glória; derramai em seus corações o verdadeiro amor, a fim de que possam entregar-se às obras de misericórdia aqui na Terra, e exaltar a Vossa misericórdia por toda a eternidade no Céu. Amém.
Pai Nosso... Ave Maria... Glória...

Nenhum comentário:

Postar um comentário